O NOSSO MUNDO VUCA

VUCA4
O NOSSO MUNDO VUCA

Imagine um mundo onde as instituições, organizações e os mercados passam por mudanças rápidas e constantes, que nos obrigam a encarar o inevitável e até mesmo o previsível de maneiras diferentes.

 Tal cenário provoca uma maior demanda da liderança, flexibilidade e imaginação para se adaptar, o que nem sempre é alcançado. Isso ocorre não em função da falta de capacidade ou inteligência mas, sim, porque a velocidade das mudanças é tão rápida que sobrecarrega a todos.

O NOSSO MUNDO VUCA

VUCA é o acrônimo em inglês de: 

Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity.

 

VUCA Prime é o acrônimo em inglês de : 

Vision, Understanding, Clarity e Agility

Parece familiar? Então não precisa imaginar. Este é o mundo em que vivemos e que se transforma numa velocidade e abrangência que acaba tornando as coisas obsoletas muito rapidamente e requerendo uma adaptabilidade muito mais efetiva.

Este é o ambiente que os lideres estratégicos estão cada vez mais reconhecendo como o mundo VUCA.

O termo VUCA (ou VICA em português) foi criado no final da década de 90 pelas forcas armadas dos EUA, como resultado de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que surgiu apos o final da Guerra Fria (Kissinger & Walch, 2012). Porém, seu acrônimo toma força apenas após os atentados terroristas de 11 de Setembro nos EUA em 2001.

O NOSSO MUNDO VUCA

A interpretação do mundo VUCA é então adotada pelo líderes para descrever um ambiente onde o caos, as turbulências e mudanças rápidas se tornaram o ritmo cotidiano nas organizações.

Enquanto os líderes empresariais aceitaram a certeza de viver no mundo VUCA, os profissionais de RH e gestão de talentos devem se ajustar às novas demandas na gestão de seus talentos.

1 No atual ambiente empresarial turbulento, os profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Talentos devem desenvolver líderes ágeis para posicionar suas organizações para ter sucesso.      

2 A utilização do VUCA Prime , como uma ferramenta para reavaliar os modelos de desenvolvimento da liderança, permite a identificação e desenvolvimento dos líderes que serão necessários para atuar nas organizações.

O NOSSO MUNDO VUCA

Entra assim em cena a utilização do VUCA Prime, uma adaptação do modelo VUCA criada por Bob Johansen, membro do Institute for the Future. De acordo com Johansen, os esforços devem ser concentrados na construção da Visão, Compreensão, Clareza e Agilidade como o caminho para lidar e superar os impactos de se viver num Mundo VUCA.

Dessa forma, os profissionais de RH devem avaliar e desenvolver competências especificas da liderança e focar na utilização desta ferramenta para redefinir os modelos de desenvolvimento de lideres, focando menos nas competências comportamentais e mais na mentalidade e habilidades em lidar com questões complexas.

No VUCA Prime, a volatilidade é contraposta com a visão, uma vez que a visão é fundamental em tempos de turbulência.        A incerteza é contraposta pela compreensão – habilidade do líder de parar, olhar e escutar.

Complexidade é contraposta pela clareza, num processo deliberativo que faça sentido no caos. E, a ambiguidade é contraposta pela agilidade – habilidade de se comunicar dentro da organização e rapidamente aplicar soluções.

No mundo VUCA, encontramos um ambiente de constante mudança. E, se a realidade aponta cada vez mais para este caminho, é necessário que o RH se adapte à essa nova era e consiga ajudar no desenvolvimento de uma liderança capaz de atuar num cenário complexo e turbulento.